segunda-feira, 9 de março de 2015

MAPEAMENTO, PORQUE FAZER?

Olá galera! 
Algo muito importante é a gente fazer o mapeamento, depois das programações da fono, a gente precisa voltar ao menos uma vez por ano. E tem muita gente que fica esperando a fono ligar ou mandar um e-mail. Mas não é bem assim galera. O mapeamento é importante fazer todo ano, ver se esta tudo bem, e quem sabe mudar alguma programação. O Implante Coclear é ótimo e essas programações pode ajudar muito mais, depende também como é o seu dia-a-dia, 
Eu sempre converso com minha fono sobre o ambiente sonoro em que vivo e ela faz sempre programas muito bons, estou sempre satisfeito.
Então você que esta a mais de um ano sem fazer o mapeamento, tente agendar, tente ver se esta tudo bem.

Aqui abaixo foi minha fono que escreveu, Sou usuário do IC no OD desde 15/março/2012  (Ativação em 10/ abril) e no OE desde 27/julho/2011 (Ativação 23/agosto)



Marcelo, cada consulta que você vem fico feliz com a sua evolução! A sua audiometria mostra a audição dentro da normalidade com o uso dos processadores de fala em ambas as orelhas! 

Resultado da audiometria feita no dia 06/fevereiro de 2015.



Os testes de percepção de fala mostram 70% de acertos de frases na orelha direita (a segunda a ser implantada) , 80% de acertos na orelha esquerda e 90% com as duas orelhas!! Um resultado excelente!


Então, porque você precisa voltar para a programação do implante coclear se já está ouvindo tudo e entendendo muito bem?
Bom, após a ativação do implante coclear, os retornos de programação são mais frequentes porque tudo é muito novo! Tanto o nervo auditivo como o cérebro precisam aprender a identificar o novo som codificado do implante coclear, e os ajustes na programação são fundamentais para ir melhorando a audição e a discriminação da fala!!!
Depois que tudo estabiliza, e o paciente começa a mostrar bons resultados, espaçamos os atendimentos pelo menos uma vez por ano!
Esse retorno é importante tanto para monitorizar a evolução, com os testes de percepção de fala, como para monitorizar o implante coclear!
Na consulta sempre é verificado o funcionamento dos eletrodos, o funcionamento da unidade implantada e orientações como o processador de fala!
Além de sempre oferecer as novidades das empresas que podem ajudar cada vez a entender melhor!!!

Portanto, deixo um recado para todos os implantados!!! Não deixem de comparecer aos atendimentos anuais com as suas fonoaudiólogas ou fonoaudiólogos!!

Abraço
Ana Tereza Magalhães



Um comentário: