domingo, 1 de fevereiro de 2015

EU JÁ FUI UM ANTI-IC

O titulo ás vezes pode parecer assustador né?
Mas relaxa, os tempos são outros, as pessoas mudam...
Mudam??? Como assim mudam??? Cada um tem a sua opinião.
Sim, as pessoas mudam, cada um sabe o que é melhor para si
E se forem crianças, os pais ou responsáveis vão escolher o que acharem melhor
Seja ensinar um surdo a oralização, seja através da escrita ou seja através da LIBRAS
Eu nasci ouvinte e aos 8 anos fiquei surdo...
Comecei a usar os dois AASI em março/1996, tudo bem que não era grande coisa, mas ajudou bastante. Cresci como qualquer pessoa, como direitos e deveres, e cumprindo todas as minhas obrigações.
Estudei, trabalhei, fiz o que as pessoas fazem. 
A unica diferença é que sou SURDO, sim, EU SOU SURDO, e dai? Isso não pode ser uma limitação para mim.
Então com os AASI eu fui crescendo (Os surdos também crescem) a minha comunicação era baseada em 50% de leitura labial e 50% de audição com o AASI, se eu estivesse apenas com o AASI e não fazer leitura labial, não entendia nada, e se fosse só leitura labial, sem o AASI de nada eu aproveitaria. E foi usando essa dupla dinâmica AASI+Leitura Labial que eu cresci na vida.
Aos 16 anos eu entrei para uma ONG e conheci dezenas de surdos que usavam LIBRAS. E lá fui eu me "enturmar" conquistei de cara a simpatia e o respeito dessa galera e já comecei a aprender LIBRAS, foi super bacana e uso até hoje em certas ocasiões.
Mas espere! Que texto mais confuso. Sim, agora eu conto aqui pra você leitor, eu NÃO queria o Implante Coclear NÃO QUERIA MESMO. Que papo é esse de "cortar a cabeça" para colocar um aparelho, se hoje temos o AASI???
Pois bem, o tempo vai passando e tudo vai evoluindo, e a gente sempre vai querer o melhor. E eu que já estava com meu 3° dupla de AASI queria comprar um novo, mais moderno e que eu poderia ouvir melhor... Ai testo um, testo outro, outro, outro e nada... Esquece esse papo Marcelo, você é surdo e pronto, não tem aparelho pra você... Ai pensei. E a cirurgia do Implante Coclear, por que não testar? Se não der certo, não vou perder nada mesmo. Sei libras, sei escrever e tenho muitos amigos, se são meus amigos de verdade, eles vão continuar me amando. independente de eu fazer a cirurgia ou não.
Foi então em em 2010, cansado de esperar um AASI moderno para mim, eu optei pelo Implante Coclear. Meus pais e amigos foram contra. Mas quer saber? Eu já era grande para decidir o que eu queria para mim, e meu objetivo era ouvir melhor, mesmo que fosse apenas 1% e encarei essa aventura sem medo, afinal eu não tinha nada a perder
Eu era uma pessoa que era contra o Implante Coclear e me tornei uma pessoa perdidamente apaixonada por essa tecnologia, pode parecer loucura, e na verdade eu acho que é. Já são 3 anos e meio que operei e não tenho duvida nenhuma: Eu faria tudo de novo. 
O tempo muda e gente decide o que é melhor.
Fui feliz em todas as minhas escolhas.
"Com o tempo a gente sabe o que é melhor para gente, eu não tive medo de procurar aquilo que eu achava que não daria certo. E mesmo muita gente torcendo contra e fui em frente. Entrei de cabeça, Claro que não tive muitas expectativas. Mas tudo que eu mais queria era ouvir melhor. Mesmo que fosse apenas 1%"

2 comentários:

  1. FOI ÓTIMO VOCÊ SE DAR A OPORTUNIDADE DE OUVIR...VIVA O IC...

    ResponderExcluir
  2. É isso ai! Com o tempo, as pessoas amadurecem e mudam a forma de pensar, como foi o seu caso. Eu também não pensava em implantar, mas vendo os casos de sucesso, pensei: "por que não?".. Implantei e o resultado superou demais as minhas expectativas!!! Fiquei mais confiante, independente e feliz! Acho incrível uma tecnologia que proporciona recursos para melhorar sua audição.
    Só uma coisa: não acho que você foi anti IC. Na verdade, você, Marcelo, não tinha informações suficientes a respeito do implante coclear.. Eu também estou nessa lista.. rsrs anti IC é aquele que não respeita o IC!!!
    Abraço valeu

    ResponderExcluir