terça-feira, 9 de setembro de 2014

Encontrinhos


Meu nome é Marcelo de Paula, tenho 28 anos

Eu nasci ouvinte e perdi a audição aos 8 anos de idade e usei AASI até antes da cirurgia do Implante Coclear
Venho contar para vocês como foi essa entrada para o mundo dos usuários de implante coclear, os quais também denominamos de Cyborgs
Optei pelo Implante Coclear quando vi que não adiantava mais trocar de aparelho auditivo.
Já tinha perda profunda e os ganhos eram mínimos, decidi então que se eu realmente quisesse ouvir um pouco mais, a única opção seria o Implante Coclear.
Essa trajetória começou em 2010, quando através da internet conheci dezenas de pessoas que eram usuários de IC, mães, pais e pessoas que estavam em processo para a cirurgia.
Eu não tinha apoio de outras pessoas, a maioria dos amigos eram totalmente contra essa minha ideia, e alguns,  diziam que eu não me aceitava por ser surdo.
Eram inúmeras as críticas que eu recebia, o apoio era quase nulo.
Cheguei a conhecer alguns usuários de IC antes mesmo da primeira consulta médica. Eu queria ouvir, estava disposto a fazer a cirurgia, mesmo que o resultado não fosse o esperado.
Durante esse processo da cirurgia, fui convidado para participar de um encontrinho de usuários de IC.
Isso foi em novembro/2010, que ocorreu em São Paulo, em um shopping na Av. Paulista.
Nesse encontro, foi como se abrisse as portas para um novo mundo, um mundo repleto de sons, um mundo desconhecido onde havia pessoas que são como eu, surdas, e que podem se beneficiar com o uso do IC.
Esse encontro foi super divertido e aprendi muita coisa, a principal delas é que eu não estaria mais sozinho, havia pessoas que estavam lá, torcendo pelo meu sucesso.
Foi um encontro marcante , que sempre lembro, foi como meu ponta-pé inicial nessa Família de Implantados, e lá naquele dia mesmo, eu já pensava: "Estou em casa, é isso mesmo que eu quero!"  o pessoal me deixou bem a vontade.  
Meses depois , participei de outros encontros, no ano seguinte em 2011 mais e mais encontros, e finalmente em julho/2011 aconteceu a minha tão esperada cirurgia de Implante Coclear. Naquela altura, já tinha dezenas de amigos conhecidos, que estavam torcendo por mim. Depois da cirurgia esperei alguns dias para a ativação, que é o dia que nos colocam a parte externa o -processador de sons- e ligam e aos poucos os resultados foram evoluindo. Nesse momento, eu já estava disposto a divulgar também,  esse beneficio que pode ajudar a muitos surdos a recuperar a audição, então continuei participando desses encontrinhos, que muitas vezes se tornam encontrões, seja com 5, 6 ou 100 pessoas.
Sempre tem alguém  para orientarmos e ajudar a esclarecer dúvidas.
Nesses encontrinhos, conheci muitas pessoas, muitas histórias, muitos casos de sucesso. Pude também, compartilhar com eles toda essa minha trajetória em busca do mundo dos sons, mostrar que o Implante Coclear não é um "bicho papão" como muitos falam e que riscos existem, como em qualquer outra cirurgia.
Nesses encontros,  aprendi a ser ainda mais humano, aprendi que somos todos diferentes e ao mesmo tempo somos todos iguais; somos uma família que optamos pelo mundo dos sons.
Bom, para finalizar, tenho participado desses encontrinhos desde o final de 2010, e hoje nem faço ideia de quantos encontros já  estive presente,  quantas pessoas já orientei, e doei um pouco do meu tempo,  da minha história, e disse-lhes que não estão mais sozinhos.
Compartilho aquilo que aprendi no meio dessa galera.
Ouvir pode ser possível e esses encontros são como mostrar o caminho, que muitos  precisam e não estarão sozinhos.

 

4 comentários: